Novo Modelo de Empresa Simples de Crédito
Vantagens:
O novo modelo de negócio autorizado pelo governo, no dia 24 de abril de 2019, a Empresa Simples de Crédito (ESC), teve sua aceitação no mercado, por intermédio da Lei Complementar 167/2019.
Este novo formato de crédito que vai assegurar aos pequenos negócios acesso mais fácil e mais barato a financiamentos.
Regras:
Quem pode abrir uma Empresa Simples de Crédito (ESC)?
A ESC deve adotar a forma de empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli), empresário individual ou sociedade limitada constituída exclusivamente por pessoas naturais e terá por objeto social exclusivo as atividades de operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito, exclusivamente com recursos próprios, tendo como contrapartes microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.
Limite Receita bruta anual da ESC ?
Limite Receita bruta anual da ESC, é R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais), a receita bruta anual da ESC não poderá exceder o limite de receita bruta para Empresa de Pequeno Porte (EPP) definido na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006 (Lei do Simples Nacional).
Restrições:
O nome empresarial não poderá constar, a expressão “banco” ou outra expressão identificadora de instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil.
- O capital inicial da ESC e os posteriores aumentos de capital deverão ser realizados integralmente em moeda corrente;
- O valor total das operações de empréstimo, de financiamento e de desconto de títulos de crédito da ESC não poderá ser superior ao capital realizado
- A mesma pessoa natural não poderá participar de mais de uma ESC, ainda que localizadas em Municípios distintos ou sob a forma de filial.
O Banco Central do Brasil vai fiscalizar essas empresas?
Para operação o registro delas em entidade registradora autorizada pelo Banco Central do Brasil ou pela Comissão de Valores Mobiliários.
E você, o que achou deste artigo de Empresa Simples de Crédito?
Atenciosamente,
José Manoel
contato@josemanoel.com.br
Sobre o Autor
0 Comentários